Um Resumo Do TCC “Mulher e Poder”

tcc igualdade de genero

Antes de iniciar saiba que este TCC “Mulher e Poder relações de gênero nas instituições de defesa e segurança nacional” está disponível para consulta. Você pode dar uma olhada clicando AQUI.

Sabemos que fazer um TCC não é uma tarefa fácil. O como fazer um TCC é sempre uma questão que atormenta muitos estudantes de graduação e pós graduação. Portanto, devemos prestigiar trabalhos bem feitos como esse.

Esta monografia faz a abordagem da desigualdade de gênero.

A igualdade de gênero é alcançada quando mulheres e homens gozam dos mesmos direitos e oportunidades em todos os setores da sociedade, incluindo a participação econômica e a tomada de decisões, e quando os diferentes comportamentos, aspirações e necessidades de mulheres e homens são igualmente valorizados e favorecidos.

A autora começa mostrando as teorias da divisão social do trabalho. Mostra as teorias de solidariedade orgânica de Émile Durkhein, que tem como característica a sociedade complexa e onde as funções sociais dos indivíduos são especializadas e interdependentes e divisão social do trabalho é bastante complexa.

Depois a autora aborda uma evolução histórica do trabalho da mulher desde o Egito,passando pela Grécia, pelo renascimento, a revolução francesa, revolução industrial, Convenção dos Direitos da Mulher em Seneca Falls até chegar aos dia atuais.

Toda essa questão de história nos faz lembrar do dia internacional das mulheres. É um dia em que as mulheres são reconhecidas por suas realizações, sem considerar divisões, nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas. O Dia Internacional da Mulher emergiu das atividades dos movimentos trabalhistas na virada do século XX na América do Norte e em toda a Europa.

Desde os primeiros anos, o Dia Internacional da Mulher assumiu uma nova dimensão global para as mulheres em países desenvolvidos e em desenvolvimento. O crescente movimento internacional de mulheres, que foi reforçado por quatro conferências globais das mulheres das Nações Unidas, ajudou a tornar a comemoração um ponto de encontro para apoiar os direitos das mulheres e a participação nas áreas políticas e econômicas.

Ela mostra que a busca pela igualde de gênero está dentro da Declaração Universal dos Direitos Humanos:

Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou, qualquer outra condição.

Umas das coisa mais interessante apresentada na monografia é uma pesquisa que mostra a quantidade de mulheres nos parlamentos. Nessa pesquisa está clara que os cargos de poder são ocupados mais por homens do que por mulheres.

A presença da mulher em cargos de poder diminui mais ainda quando falamos das áreas de segurança e defesa. A participação da mulher é quase nula. Isso se deve a fatores históricos e culturais que estão impregnados na nossa sociedade, onde se pensa que essas cargos são ocupados apenas por homens.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas, porém, aprovou uma resolução que promove a participação na promoção da paz e segurança.

Esta resolução, que é a resolução 1325 salienta a importância da participação igual e plena das mulheres como agentes ativos na prevenção e resolução de conflitos, construção da paz e manutenção da paz.

Solicita aos Estados membros que assegurem a igual participação das mulheres e o pleno envolvimento em todos os esforços para a manutenção e promoção da paz e da segurança e insta todos os atores a aumentar a participação das mulheres e a incorporar a perspectiva de gênero em todas as áreas da construção da paz.

No seguimento de 1325, o Conselho de Segurança aprovou a Resolução 1889, que exige um maior fortalecimento da participação das mulheres nos processos de paz e o desenvolvimento de indicadores para medir o progresso na Resolução 1325.

Então esse é um pequeno resumo sobre este trabalho exemplar. Sita-se a vontade para ler o monografia. O objetivo aqui é disseminar o assunto e colocar em pauta para a discussão. É importante mostrar que a desigualdade de gênero existe e é um acontecimento que vem está na nossa sociedade e que vem diminuindo com o tempo, isso devido as lutas das mulheres ao longo dos anos.

Apesar de pouco, os cargos de poder tem mais mulheres do que antigamente, o que já motivo para comemoração. É claro que temos muito a melhorar como sociedade, mas estamos avançando.

Por exemplo, uma grande avanço e que parece normal atualmente é a na área de estudos, onde nas universidades a presença de mulheres é indiscutível.

Caso você queira expressar sua opinião deixe um comentário aqui em baixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *